[ editar artigo]

A fuga da responsabilidade: a necessidade de uma desculpa viável

A fuga da responsabilidade: a necessidade de uma desculpa viável

A percepção da realização de um sucesso é um sentimento que impulsiona todos os empreendedores a se dedicarem, persistirem e se resignarem em construir os seus negócios, superando obstáculos e desafios. Mas do lado oposto, existe um sentimento que pode colocar todo o empenho realizado em risco: a frustação.

Trabalhamos convictos e obstinados na ideia de que estamos realizando a coisa certa, e de que o sucesso da realização é só uma questão de mais ou menos tempo. Quando esta realização não vem, ou quando ela é muito menos do que a expectativa, o cansaço e esgotamento provocados pelo desenvolvimento de um novo negócio colocam o empreendedor lá pra baixo, e invade o peito aquela sensação de fracasso, a frustação da não realização.

Este impacto, quando é grande, é facilmente contornado, porque ele se torna explícito. As pessoas veem, e podem te ajudar a sair dessa. O problema são aquelas pequenas micro frustações, que ocorrem em pequenas e, as vezes, insignificantes ações. Elas vão minando a confiança do empreendedor pouco a pouco. A partir deste momento o empreendedor assume a posição de auto-defesa, e passa a encontrar pequenas desculpas para justificar aquilo que não está conseguindo realizar. A fuga da culpa é o principal canal de desculpas viáveis para todas as pessoas.

Se não pela culpa, a desculpa vem por outro sentimento, menos nocivo, mas tão prejudicial para o negócio quanto: a zona de conforto. Muito empreendedor se apaixona pela realização da ideia muito antes dela sair do papel. Isto é bom, mas não é tudo. É preciso retirar do papel toda a ideia, e isto significa que o empreendedor vai trabalhar muito, e com diversas coisas que ele não gosta ou que não tem habilidade desenvolvida para isto.

Quando chega o momento do empreendedor fazer algo que não gosta, ou de aprender alguma coisa nova que ele não estava esperando, começam a surgir os sistemas de bloqueio que geram inúmeras desculpas viáveis. Faça um pequeno teste, se observe. A partir do momento em que você faz muitas restrições para justificar a falta de um resultado, pode fuçar que você vai achar alguma outra coisa te incomodando aí. Sem desculpas.

Gostou do que leu até aqui? Aproveite a oportunidade de Construir você mesmo o seu futuro: Empreenda-se. Clique AQUI e saiba mais.

Labiie Virtual
Kauana Vissotto
Kauana Vissotto Seguir

Atuo como mentora e investidora de startups. CEO e founder do Condor Connect e do Labiie - Lab de Inovação em inteligencia empreendedora Professora formadora da UFPR e co-autora em alguns livros. 41999967003/kauana@condorconnect.com.br

Ler conteúdo completo
Indicados para você